O AUTOR JAYME TEIXEIRA

Jayme Teixeira (Jayme do Nascimento Teixeira) tem formação acadêmica polivalente. É graduado em Física (UFRJ) e em Comunicação Social (UniCEUB). Afora os cursos de Letras, Sociologia, Psicologia, Economia, Engenharia e Astronomia que deixou incompletos ao longo de nervosa e intensa busca intelectual, é pós-graduado nas áreas de Antropologia, Educação, Psicologia, Filosofia, Ciência Política. Cursou Formação Holística na Universidade da Paz (Unipaz, Brasília) e, mestre em Educação (UCB), fez pesquisas sobre a criatividade do professor universitário em sala de aula.

Na infância cantou nos Pequenos Cantores da Guanabara (escute aqui), coral de grande sucesso midiático nos anos 1960. Ainda muito jovem, atuou na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro e depois de enriquecedora e multifacetada experiência como empreendedor corporativo, descobriu-se no magistério: lecionou em várias instituições de ensino médio e superior, dentre os quais o Colégio Federal Pedro II (RJ) e a Universidade Católica de Brasília.

Autor de livros didáticos de Física, exerceu a crítica especializada de obras de divulgação científica junto à Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, atuou como instrutor de controle mental e realizou uma centena de conferências sobre potencial humano, ciência e filosofia da ciência. Iniciou-se na literatura escrevendo contos e crônicas para periódicos fluminenses, publicou Te Conto, livro vencedor do Prêmio Murilo Rubião do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, O Pensamento Criativo de Einstein pela Editora Universa e prepara o lançamento de três dezenas de títulos, a maioria deles, livros ilustrados com Hermes & Browni.

Carioca, residiu em Brasília onde foi assessor na área de pronunciamento parlamentar no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e no Instituto de Pesquisas, Estudos e Assessoria do Congresso. Criativo por natureza, ofereceu oficinas de escrita criativa, trabalhou em publicidade (criação) e, inventor de vários inventos, é titular de patente de invenção concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Carta Patente nº 27900130, Classificação Internacional A61C, Expedida em 29/11/1983) e de pedidos de invenção junto ao International Bureau of the World Intellectual Property Organization (International Application No. PCT/BR 80/0001, International Filing Date: 08 January 1980).

Membro da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis), publisher do site universohermesebrowni.com cujas matérias assina, vive atualmente na Chapada do Veadeiros, apoia a Casa Abraço (obra filantrópica que atende crianças e jovens na cidade de Cavalcante), promove encontros de criatividade, empreendedorismo, potencial humano e autoconhecimento, produz a série Conversando com o ET, as tirinhas de Maquiavel, O Assessor e os quadrinhos de Hermes & Browni que frequentam seus textos, livros, suas iniciativas na web e animam e dão colorido especial às suas palestras e workshops.