O imóvel, situado na Vila Morro Encantado, assentamento em Cavalcante (Chapada dos Veadeiros) criado para os descendentes kalungas das comunidades quilombolas da região, era tão pobre e despojado que não tinha reboco nas paredes e nem mesmo portas que separassem suas dependências internas.
Pouco mais de um mês após a primeira atividade informal e improvisada com algumas crianças da vizinhança, Tia Elisia, a responsável por tudo o que depois veio se chamar Casa Abraço, usando suas próprias mãos como se pedreira fosse, já tinha transformado radicalmente o ambiente, agora um espaço limpo, arejado, alegre e aconchegante.
Hoje em terreno próprio em outro endereço da mesma Vila Morro Encantado e, tendo pronta a primeira etapa da construção de sua sede, a Casa Abraço inicia a segunda fase da edificação da obra para melhor atender as mais de 200 crianças que a procuram regularmente, bem como o crescente número de jovens interessados em ações de empreendedorismo que começou a disponibilizar recentemente segundo a metodologia do Projeto Pense Grande da Fundação Telefônica Vivo.
Isso, sem perder de vista o ideal diferenciado que a norteia, qual seja, cuidar de itens selecionados pela análise objetiva e criteriosa da situação sócio-econômica-cultural das crianças e jovens do local, mas, sobretudo, por via do afeto, do carinho e do amor, alcançar o que ultrapassa objetivos meramente convencionais. A rigor, algo bastante heterodoxo quando comparado ao que geralmente realizam instituições congêneres.
Parte das vendas dos produtos Hermes & Browni transformam-se automaticamente em recursos destinados à construção e à manutenção da Casa Abraço.
Associação Cultural e Filantrópica Casa Abraço, Cavalcante, GO, Brasil
CNPJ: 23.248.921/0001-73